DERIVADOS DA CANNABIS

14 de Novembro de 2011

São compostos derivados de uma planta denominada Cannabis Sativa, que se cultiva em diversas zonas geográficas, uma vez que se adapta tanto a climas quentes como temperados, inclusive secos, sempre que tenha a necessária provisão de água. 
A referência por ela ao longo da história é constante, surgindo como marcos fundamentais:


Derivados da Cannabis 

São compostos derivados de uma planta denominada Cannabis Sativa, que se cultiva em diversas zonas geográficas, uma vez que se adapta tanto a climas quentes como temperados, inclusive secos, sempre que tenha a necessária provisão de água. 

A referência por ela ao longo da história é constante, surgindo como marcos fundamentais:

    * Primeiro, a sua expansão no Mundo Islâmico nos séculos XII e XIII, em parte devido ao movimento Ismaelita e em particular pela seita dos Haxixins;

    * Segundo, a sua ligação ao estado Mameluco no Egipto, tolerante com a utilização da cannabis como um sinal exterior de diferença entre os integrados e os excluídos da sociedade, cuja descrição aparece nas “Mil e uma Noites” ;

    * Finalmente, a campanha de Napoleão no Oriente, que reintroduziu a cannabis nos círculos letrados europeus.

 

Há três formas de consumo da Cannabis Sativa:

1. “Marijuana ou Erva” – Preparada a partir das folhas secas, flores e pequenos troncos da planta;

2. “Haxixe” – Prepara-se prensando a resina da planta fêmea e se transforma numa barra de cor castanha, com o nome coloquial de “Chamom”. O seu conteúdo em THC (até 20%) é superior ao da Marijuana (de 5% a 10%), pelo que a sua toxicidade é potencialmente maior.

3.“Óleo de Cannabis ou Óleo de Haxixe” – Liquido concentrado que se obtém misturando a resina com um dissolvente, como a acetona, o álcool ou a gasolina. Este evapora-se em grande medida e dá lugar a uma mistura viscosa, cujas quantidades em THC são muito elevadas (até 85%).

Os seus efeitos aparecem a curto prazo e variam em função das doses, da potência da cannabis utilizada, da maneira como é fumada, do estado de ânimo e das experiências anteriores.

 

Efeitos imediatos

Sintomas e sinais físicos:

Aumento da frequência cardíaca; Aumento da pressão arterial sistólica quando se está deitado e a sua diminuição quando se está de pé; Congestão dos vasos conjuntivais (olhos vermelhos); Dilatação dos brônquios; Diminuição da pressão intra-ocular; foto-fobia, Tosse, Diminuição do lacrimejo.

 

Sintomas psíquicos:

Euforia, que aparece minutos depois do consumo, Sonolência, Fragmentação dos pensamentos e podem surgir ideias paranóides, Intensificação da consciência sensorial, maior sensibilidade aos estímulos externos, Instabilidade no andar, Acção antiemética, Alteração da memória imediata, assim como da capacidade para a realização de tarefas que requeiram operações múltiplas e variadas, juntando-se a isto reacções mais lentas e um défice na aptidão motora, que persistem até 12 horas após o consumo. Isto provoca uma considerável interferência na capacidade de condução de veículos e outras máquinas.

Nas pessoas com pouca experiência e que a ingerem em lugares desconhecidos, os efeitos negativos mais frequentes são sintomas de ansiedade e ataques de pânico. Também, depois da euforia inicial, podem surgir sintomas de depressão. Em pessoas vulneráveis ou consumidores de doses muito elevadas, pode provocar, em menor grau, um quadro psicótico-alucinatório-delirante agudo.

Estes sintomas são mais frequentes nos países onde se consomem produtos potentes em THC.

Os transtornos são de breve duração e em geral não é necessária uma assistência especializada.

 

Efeitos a longo prazo

Efeitos físicos:

Nos fumadores produz bronquite e asma. O risco de contrair cancro do pulmão é maior, devido ao fumo ser inalado de uma forma mais profunda; Os efeitos endócrinos mais destacados são a diminuição da testosterona, inibição reversível da espermatogénese no homem e uma supressão da LH plasmática, que pode originar ciclos anovulatórios na mulher; Os filhos das mulheres consumidoras crónicas podem apresentar problemas de comportamento. Produz alterações na resposta imunológica, apesar da sua importância clínica ser desconhecida.

 

Efeitos psíquicos:

Nos fumadores crónicos, o consumo pode provocar um empobrecimento da personalidade (apatia, deterioração dos hábitos pessoais, isolamento, passividade e tendência para a distracção). Esta situação é semelhante à dos consumidores crónicos de outros depressores do Sistema nervoso Central. Alguns autores denominaram-na como “síndrome amotivacional”; A existência de uma psicose cannábica crónica é controversa e actualmente admite-se que só apareceria em indivíduos propensos a padecer de algum transtorno psicológico.

 

Potencial de dependência

Provoca uma síndrome de abstinência leve (ansiedade, irritação, transpiração, tremores, dores musculares). A tolerância só ocorre nos grandes consumidores. Já que o seu mecanismo de acção no sistema nervoso se faz através de receptores específicos, não existe tolerância cruzada com nenhuma outra substância.

Tendo em conta o elevado número de pessoas que consomem derivados da cannabis, são muito poucas as que procuram ajuda para deixar o consumo.

 

Usos terapêuticos

Há cannabinoides em uso em alguns países, como antiemético oral para tratar as náuseas provocadas pela quimioterapia.

  Relacionados

Sem notícias relacionadas!

Icon   CAD em imagens de vídeo

Icon  Segurança Rodoviária

1665594028neuropal.png
+

Icon   Edições anteriores

1605293869_fnas-imagem.png
Lançamento do livro 'Verdades sem medo' crónicas violência, tráfico e crime organizado unanimemente considerado o epílogo natural de um legado
Fazer download
1605535511_cej.png
Devemos ter um programa e uma estrutura vertical
Fazer download
1605279149_imagem1-eurocare.jpg
Obrigado, Jorge Sampaio
Fazer download
1605613335_imagem2-fas.jpg
Rui Tato Marinho é o novo director do programa nacional para as hepatites virais
Fazer download
1605613369_imagem3-ias.jpg
Cada euro investido em projetos pori tem retorno de 6.5€ para a sociedade
Fazer download
1605293573_unnamed-rarha-2.jpg
É fundamental o aumento de recursos e a melhoria de repostas
Fazer download

Icon  Eventos

1630404627j21-eventos-marzo-2021.jpg
3º CONGRESSO INTERNACIONAL e XLVIII JORNADAS NACIONAIS DE SOCIDROGALCOHOL

Barcelona  dias 21, 22 e 23 de Outubro

1630404107spa-img.jpg
IX CONGRESSO & XXVII JORNADAS de ALCOOLOGIA

28-29 Outubro 2021 auditorio Biblioteca Almeida Garret - PORTO

1591624067lisbon.jpg
Lisbon Addictions

23-25 de novembro de 2022 Coloque na agenda

Newsletter